Quem? Eu?

Desde a infância temos ao nosso redor aquele “coleguinha” que adora esquivar-se da culpa/responsabilidade. Ouvimos muitos, não fui eu, não falei isso, não sabia, não me informaram, não entendo porque deu errado, foi fulano, culpa de ciclano, erro de beltrano…

Eu? Eu não!

se-a-culpa-e-minha-eu-ponho-em-quem-eu-quiser

É muito frustrante que no mundo corporativo essa atitude permaneça ainda arraigada em tantos profissionais. Errar é humano e todos nós cometemos diversos erros diariamente, e há uma grande oportunidade de crescimento/aprendizado com eles. Porém o que não é passível de justificativa e aceitação é a repetição do erro, a incoerência em não mudar sua atitude em prol de obter um resultado positivo.

Me deparo com esses coleguinhas há muitos anos e pela experiência adquirida só há uma forma de lidar com eles. Postura!

O gestor, quando percebe a recorrência dessas situações e o impacto desse resultado negativo junto a clientes, equipe e fluxo financeiro, deve se posicionar perante ao mesmo e colaboradores para que este comportamento não se torne uma prática consolidada na equipe. Inclusive na maioria dessas situações há uma reação evidente de insatisfação dos demais membros da equipe, principalmente, daqueles que tem sua rotina afetada pela equívocos gerados pelos “coleguinhas”, ampliando-se quando observa-se tolerância em demasia pelos responsáveis da empresa.

É muito importante que o gestor tenha os valores e crenças da empresa transparecidos em todas as suas decisões, posicionando-se frente a todos os resultados obtidos, ruins ou bons, dizendo o que está certo ou errado, qual a conduta aceita e qual não será. Somente a postura perante um grupo promove a adequação desses “coleguinhas” ao novo cenário empresarial. Quando não há postura e posicionamento eficaz é onde nascem conflitos dentro das equipes.

A busca continua pela melhoria dos processos deve ser força motriz de qualquer equipe e empresa. A análise dos pontos fortes e fracos e o estabelecimento de ações para ampliar ou eliminar esses pontos devem ser estimulados pelos gestores.

Aprender é uma arte! Aplicar o que aprendeu é sinônimo de sucesso!

By Vivian Zanchin

1012009_539195806147980_123377930_n

Deixe um comentário