O par perfeito: comunicação e logística!

Analisando as rotinas e os problemas do dia a dia numa empresa, cheguei a conclusão de que Comunicação e Logística são extremamente co-dependentes e fatores fundamentais de sucesso.

A ansiedade que domina as pessoas dificulta o processo de raciocinar e agir,  interferindo na logística e desta forma também na comunicação. O processo de comunicar necessita da logística para levar ao seu receptor uma mensagem clara e completa. Assim como, não se tem logística sem o processo de comunicação.

logistica

Tudo pode ser suprido e melhorado através da logística. Quando falamos em logística queremos quebrar aquele paradigma de transporte de mercadorias. Logística nada mais é do que o planejamento de uma sequência de ações, desde as mais simples as mais complexas. Por exemplo, desde preparar o café da manhã até como produzir um serviço de milhão de reais.

É muito importante entender os processos e utilizar da inovação para economizar tempo, dinheiro e atender ao aumento das atividades. Quanto melhor a logística, melhor o resultado. Além de fazer mais e melhor, é importante criar ciclos dinâmicos aproveitando os recursos da melhor maneira possível e reciclando-os.

O resultado dessas ações gera uma gestão integrada e eficiente baseada no ganha-ganha. Um simples exemplo é antes de sair de casa ao trabalho, planejar o melhor roteiro, avaliando a melhor opção se você tiver que parar na padaria, deixar o terno na lavanderia e as crianças na escola. Utilizar de uma mesma ação para atender mais de uma necessidade gera o reaproveitamento de tempo, dinheiro e materiais.

A ausência de logística gera muito retrabalho ou prejuízos. É necessário que haja um planejamento das necessidades e uma previsão das demandas. Quando penso, quero emagrecer, mas não tenho tempo para ir a academia. Por que não ir a pé ao trabalho ou usar uma bicicleta, você estará suprindo duas necessidades numa só ação. Utilizando a logística a seu favor.

Quando faço uma lista de supermercado antes de chegar nele, otimizo o tempo e evito o retrabalho de voltar a um corredor que já visite. No trabalho é ainda mais fundamental o uso da logística, pois cada erro ou atividade custa muito dinheiro. Na organização das prioridades do seu dia, é indispensável termos a noção e diferenciar as atividades urgentes e importantes, as não urgentes e importantes, as importantes e não urgentes e as não urgentes e não importantes. Este planejamento mental é o início da definição de prioridades e entendimento do processo. Desta forma, você irá conseguir encaixar as demandas já mapeadas num esquema de execução, dentro de uma ordem cronológica correta e eficaz. Economizando e otimizando todos os recursos.

Pense logicamente, utilize, reutilize e economize.

By Pâmela Dassi e Vivian Zanchin

Deixe um comentário